Exposição Itinerâncias Negras no Brasil

12:54 Posted by Miriam Moura

A Mostra Itinerâncias Negras nos fala de uma trajetória através do tempo, conta a história de povos que, trazidos da África, se negaram ao destino da escravidão, e estará exposta de 19 de novembro de 2009 à 07 de fevereiro de 2010 na Casa de Cultura da América Latina em Brasília.


As quarenta imagens dos fotógrafos Gláucio Dettmar e Leopoldo Silva elaboram uma reflexão sobre os remanescentes dos antigos quilombos no Brasil, símbolos de uma árdua resistência. A narrativa rememora uma viagem ampla e secular, delineando a dolorosa travessia do Atlântico, aludindo à diáspora negra na América Latina.

Os antigos quilombos no Brasil eram similares aos palenques da Colômbia e Cuba ou cumbes da Venezuela, entre outros.





Ambos os fotógrafos lançam um olhar sobre o cotidiano de negros que permaneceram ocultos vivendo em comunidades nos confins de um Brasil pouco visível. As fotos tocam em questões de uma sociedade que se revela excludente e produtora de profundas desigualdades. Aqui a arte de fotografar reativa o processo de conscientização e mostra a pujança da cultura negra.


Na antropoética das imagens dos fotógrafos configura-se um permanente diálogo onde são plasmados traços étnicos, flagrantes do cotidiano, hábitos e festejos em uma espécie de inventário de vivências negras, revelando fragmentos de várias histórias que compõem um mosaico de entrelaçamentos da nossa cultura afrobrasileira.

0 comentários:

Postar um comentário