Lula, o Filho do Brasil
Inspirado na trajetória do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o filme Lula, o Filho do Brasil, narra a história do presidente a partir do seu nascimento até a morte de sua mãe, quando é um líder sindical. Lula nasceu em 1945, no sertão de Pernambuco e consagrou-se líder sindical em 1980, no ABC Paulista.
Sua estréia nacional está prevista para 1º de janeiro de 2010. O orçamento de aproximadamente 12 milhões garantiram ao filme a marca de ser o longo mais caro da história do cinema brasileiro.
Estão no elenco Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Cléo Pires e Juliana Baroni, que interpretam, respectivamente, Lula, a mãe de Lula, a primeira esposa e Marisa Letícia, atual esposa do presidente.
Dirigido por Fábio Barreto, foi produzido também pelo pai e irmã do diretor, Luiz Carlos e Paula Barreto. O roteiro baseia-se no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná.
O filme vem sendo alvo de críticas pelo fato de que 2010 é ano eleitoral. O lançamento nessa data seria uma tentativa de ajudar na eleição da provável candidata de Lula à sucessão, Dilma Roussef. Outra crítica é a de que o filme torna o protagonista exageradamente romantizado e heróico, eliminanado seus erros e defeitos ao longo da carreira e da vida. Tal fato teria também objetivos eleitorais, segundo os críticos.
Enquanto a estréia não chega, fique com o trailer do filme.
0 comentários:
Postar um comentário